FUSCA “SÉRIE BRAVO”, MAS POR QUÊ?

 

Na resenha da produção do Fusca no Brasil e de seus “derivados” equipados com o motor VW boxer arrefecido a ar, existem aspectos que apresentam peculiaridades que, talvez por falta de esclarecimentos maiores e de definições por parte do fabricante, acabaram fazendo parte da “mitologia do boca a boca” e, não raro, causam longas discussões.

O meu amigo Hugo Bueno, um competente “detetive antigomobilista” de primeira ordem — observador e detalhista por excelência— acabou deslindando alguns destes itens à custa de muita pesquisa, observação e, às vezes, um pouco de sorte. Eu convidei o Hugo para colocar aqui na coluna “Falando de Fusca” algumas de suas importantes descobertas, e vamos começar com o “Fusca Série Bravo”.

 

Lista de preços da linha Volkswagen 1973, detalhando a “Opção 1” que acabou sendo chamada de “Série Bravo”

Uma questão que estava em aberto por muito tempo era descobrir por que o Fuscão 1500 lançado na linha VW 1973 – registrado como “Opção 1” (mais barato) na lista de preços da Volkswagen, também conhecido como “Standard”, acabou sendo conhecido por “Fusca Série Bravo”. Está na segunda linha, depois do VW 1300 e tinha o valor de Cr$ 16.385,00 da época.

A pesquisa passou por várias matérias em revistas especializadas sobre esse modelo, folders de lançamento da época, matérias de jornal que falavam sobre o lançamento da linha VW 1973, mas em lugar algum havia qualquer referência ao termo “Bravo” ou “Série Bravo”.

Uma leitura atenta deste catálogo, em especial de sua segunda página, na parte intitulada “Fuscão: o carro para um país onde mais de metade da população é jovem”, em seu último parágrafo encontramos a frase: “E para facilitar mais ainda a sua escolha, existem duas opções de preço, para que ninguém — mesmo da outra metade da população — deixe de sentir a emoção de pisar no acelerado de um Fuscão.” É neste aspecto que o “Fusca Série Bravo” se encontrava, mas ainda de modo oculto.

Já ocorreram discussões anteriores, em grupos, sobre a utilização do nome correto de versões especiais produzidas pela VW. TL Personalizado, VW 1500 Opção 1, Variant e TL Opção 1…

O certo é que parece que a própria Volkswagen não batizava formalmente suas séries diferenciadas. Apenas o fazia em comercias e propagandas da época do lançamento dos produtos, informações estas que acabaram se perdendo no tempo. Mas se a Volkswagen não formalizou um nome para essas versões especiais, o mercado o fez surgindo as denominações: TL Sport, Fuscão Standard ou Fusca Série Bravo, Variant e TL Standard.

No anúncio de lançamento da linha VW 1973 é exibida uma paleta de carros e dentre eles podemos ver três Fuscas, um azul Niágara, um ocre Marajó e um terceiro amarelo Texas. No detalhe dos Fuscas, podemos ver que o azul parece um 1300, porém suas calotas são do 1500.

Eis aí o Fuscão mais barato! Impressionante que o texto da propaganda não faz qualquer referência ao nome desta versão, falando apenas em “dois Fuscões”. O termo “Opção 1” foi utilizado na tabela de preços divulgada pela Volkswagen na época, cuja reprodução vimos acima.

A revista Quatro Rodas, por sua vez, publicou em dezembro de 1972, fotos de frente e traseira do mesmo VW 1500 azul Niágara no estande da Volkswagen no VIII Salão do Automóvel de São Paulo.

Pela placa podemos ver que a VW considerava este modelo um “VW 1500” e a própria matéria o chama de “Fuscão Standard”. Então por que “Fusca Série Bravo”? Aprofundando a pesquisa em propagandas antigas, finalmente foi encontrada o que parece ser uma explicação para esse “mistério”!

Em janeiro de 1973, a VW lançou uma propaganda, publicada também no jornal O Globo, onde aparecia a dianteira de dois Fuscas com duas fotos cada uma com seu texto, como segue: o da esquerda – “Contentando milhares de pessoas, fizemos um Fusca mais bravo”; e o da direita –  “Contentando outros milhares de pessoas, conservamos o Fusca como ele é.”  Além da citação a “bravo” no título, no texto esta palavra aparece cinco vezes como na frase “O Fusca bravo é bravo por dentro”, que induz claramente ao nome da série e isto acabou pegando junto ao público.

Na verdade, devemos observar que a Volkswagen usou o termo “bravo” como um simples adjetivo ao Fusca equipado com um motor mais potente e não como nome próprio! Mas, como já dissemos, se a VW não formalizou este nome, o mercado o fez e acabou surgindo o: “Fusca Série Bravo” (com letra maiúscula)! Mas afinal, esse modelo foi considerado pela VW como um Fuscão com o corpo de Fusca ou como um Fusca com a alma de um Fuscão? Nesse caso parece que a Volkswagen agiu como a Tostines e seu eterno enigma: “vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais? ”

Em janeiro de 1973 a tabela de preços de Quatro Rodas incluiu as versões básicas do VW 1500, da Variant e do TL. A tabela de preços da revista de agosto de 1973 foi a última que contemplou as versões básicas do Fusca 1500 e do TL; a última que contemplou a Variant básica foi a de abril de 1973.

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